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Private label: Entenda como funciona
esse promissor modelo de negócio
O private label, ou “marca privada”, “marca particular”, é um modelo de negócio que permite ao empreendedor oferecer produtos com o nome da sua marca, mas com a criação ou produção terceirizada. Fontes do ramo mostram que esse é um mercado cada vez mais aquecido: de acordo com a Abmapro, de 2019 a 2022, o consumo de marcas próprias aumentou mais de 22% no Brasil.
Para te ajudar a entender melhor esse fenômeno que vem acontecendo no nosso país, a Kohler & CIA preparou este conteúdo completo com a definição,as vantagens e todas as informações relevantes sobre o private label.
Boa leitura!
O que é private label?
Private label consiste em um modelo de negócios em que uma empresa contrata um fabricante para produzir determinado produto e o vende com o nome da sua marca. É basicamente a oferta de produtos que levam o nome da empresa, mas foram criados por uma fabricante especializada.
E como funciona na prática?
Em resumo, é como uma produção sob encomenda onde o contratante pode solicitar diferentes especificações, por exemplo: uma marca de artigos de beleza decide comercializar produtos com óleos essenciais da Amazônia e, para isso, precisa encomendar uma embalagem nova e exclusiva, feita 100% de plástico reciclado, ou de resíduos retirados do mar.
No modelo private label, é bastante comum que o contratante faça questão do uso de determinadas matérias-primas ou fórmulas justamente porque ele já tem a ideia pronta, mas não possui a expertise para desenvolver. No fim do processo, a empresa contratada entrega o produto nos padrões exigidos e com a etiqueta do contratante.
Um detalhe bem importante é que nem sempre é preciso terceirizar 100% do processo produtivo. Embora muitas companhias façam isso, outras preferem trabalhar com private label apenas em edições limitadas e parcerias pontuais.
Vantagens do private label
- Redução de custos: é mais barato mandar fabricar do que construir a estrutura e bancar todo o processo de produção
- Fortalecimento de marca: o nome da sua empresa é fortalecido e de destaca entre as concorrentes
- Qualidade: como a fabricante é sempre especializada, os produtos terão máxima qualidade e performance
- Agilidade: negocie os melhores prazos e tenha o produto muito antes e sem nenhum trabalho
- Credibilidade: ajuda a atrair e a fidelizar o público
- Aumento do lucro: a venda de produtos próprios pode trazer margens de lucros maiores
- Foco no que realmente interessa: permite que você deposite suas forças em criar melhores relações com seus consumidores
- Exclusividade: a empresa contratante venderá um produto único, feito sob suas condições e fabricado exclusivamente para sua marca.
Private label vale a pena?
Bom, isso vai depender de como será realizado. É essencial que você pesquise muito sobre uma empresa fabricante antes de pagá-la para produzir seu produto. Mas respondendo se vale a pena, temos alguns exemplos de sucesso:
- Foxconn, responsável por produzir produtos Apple
- Rede Pão de Açúcar, com os produtos Qualitá
- Rede BIG (Walmart), com a marca Great Value
- Rede Carrefour, com os produtos Carrefour
A Kohler & CIA Tinturaria e Estamparia pode te ajudar com criatividade, inovação e muita pesquisa em nosso Setor Interno de Desenvolvimento para criar estampas únicas para você.
E então, tirou todas as dúvidas sobre private label? Se precisar de mais informações, é só clicar aqui e entrar em contato com a gente. Continue acompanhando nosso blog e lembre-se de compartilhar este conteúdo!
Até a próxima 🙂