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Private label: Entenda como funciona esse promissor modelo de negócio

Private label: Entenda como funciona
esse promissor modelo de negócio

O private label, ou “marca privada”, “marca particular”, é um modelo de negócio que permite ao empreendedor oferecer produtos com o nome da sua marca, mas com a criação ou produção terceirizada. Fontes do ramo mostram que esse é um mercado cada vez mais aquecido: de acordo com a Abmapro, de 2019 a 2022, o consumo de marcas próprias aumentou mais de 22% no Brasil.

Para te ajudar a entender melhor esse fenômeno que vem acontecendo no nosso país, a Kohler & CIA preparou este conteúdo completo com a definição,as vantagens e todas as informações relevantes sobre o private label.

Boa leitura!

O que é private label?

Private label consiste em um modelo de negócios em que uma empresa contrata um fabricante para produzir determinado produto e o vende com o nome da sua marca. É basicamente a oferta de produtos que levam o nome da empresa, mas foram criados por uma fabricante especializada.

E como funciona na prática?

Em resumo, é como uma produção sob encomenda onde o contratante pode solicitar diferentes especificações, por exemplo: uma marca de artigos de beleza decide comercializar produtos com óleos essenciais da Amazônia e, para isso, precisa encomendar uma embalagem nova e exclusiva, feita 100% de plástico reciclado, ou de resíduos retirados do mar. 

No modelo private label, é bastante comum que o contratante faça questão do uso de determinadas matérias-primas ou fórmulas justamente porque ele já tem a ideia pronta, mas não possui a expertise para desenvolver. No fim do processo, a empresa contratada entrega o produto nos padrões exigidos e com a etiqueta do contratante.

Um detalhe bem importante é que nem sempre é preciso terceirizar 100% do processo produtivo. Embora muitas companhias façam isso, outras preferem trabalhar com private label apenas em edições limitadas e parcerias pontuais. 

Vantagens do private label

  • Redução de custos: é mais barato mandar fabricar do que construir a estrutura e bancar todo o processo de produção
  • Fortalecimento de marca: o nome da sua empresa é fortalecido e de destaca entre as concorrentes
  • Qualidade: como a fabricante é sempre especializada, os produtos terão máxima qualidade e performance
  • Agilidade: negocie os melhores prazos e tenha o produto muito antes e sem nenhum trabalho
  • Credibilidade: ajuda a atrair e a fidelizar o público
  • Aumento do lucro: a venda de produtos próprios pode trazer margens de lucros maiores
  • Foco no que realmente interessa: permite que você deposite suas forças em criar melhores relações com seus consumidores
  • Exclusividade: a empresa contratante venderá um produto único, feito sob suas condições e fabricado exclusivamente para sua marca.

as vantagens do private label

Private label vale a pena?

Bom, isso vai depender de como será realizado. É essencial que você pesquise muito sobre uma empresa fabricante antes de pagá-la para produzir seu produto. Mas respondendo se vale a pena, temos alguns exemplos de sucesso:

  • Foxconn, responsável por produzir produtos Apple 
  • Rede Pão de Açúcar, com os produtos Qualitá
  • Rede BIG (Walmart), com a marca Great Value
  • Rede Carrefour, com os produtos Carrefour

A Kohler & CIA Tinturaria e Estamparia pode te ajudar com criatividade, inovação e muita pesquisa em nosso Setor Interno de Desenvolvimento para criar estampas únicas para você.

E então, tirou todas as dúvidas sobre private label? Se precisar de mais informações, é só clicar aqui e entrar em contato com a gente. Continue acompanhando nosso blog e lembre-se de compartilhar este conteúdo!

 

Até a próxima 🙂 

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